Flânerie sur la Seine: caminhada pelo rio Sena (Parte 2)
Continue a sua jornada ao longo do Rio Sena na companhia do eau de parfum Rivière Bleue.
24/02/2023
Na primeira parte deste conteúdo especial, nós realizamos um passeio pelos pontos turísticos mais espetaculares às margens do rio Sena, a corrente cuja fluidez delineia Paris e na qual a cidade projeta seus maiores anseios e amores. Hoje, vamos continuar a caminhada pelo rio Sena e te apresentar outras experiências incroyable!
[blz-links]
[/blz-links]
Caminhada pelo rio Sena
Juntas, caminhando pelo rio Sena em Paris, descobrimos o legado humanístico do museu Quai Brainly e caminhamos por seu exótico jardim. Atravessamos a majestosa ponte Alexandre III, ícone do estilo Belle Époque, com seus postes de 17 metros de altura adornados com pégasos de bronze dourados. E também nos divertimos almoçando no terraço magnífico do restaurante Girafe, com uma vista privilegiada para a Torre Eiffel.
Essa história é inspirada no Eau de Parfum O.U.i Rivière Bleue, uma edição especial de O.U.i em homenagem ao Seine. Engana-se quem pensa que esta é uma fragrância corriqueira: ela é apaixonante, pulsa vivacidade. Um coup de coeur, como diriam os franceses! Uma criação que conta com a assinatura e robustez das madeiras de cedro e sândalo, com o contraste fresco das notas especiadas e folhas de violeta, uma combinação que imprime frescor e fluidez para a fragrância.
O que será que a segunda parte dessa caminhada pelo rio Sena nos aguarda? Que tal continuar se surpreendendo conosco?
Saint-Germain-des-Prés
Nossa visita ao bairro começa pela esplêndida Eglise Saint-Germain-des-Prés, a mais antiga abadia de Paris, que data de 543, testemunhando muitos eventos ao longo da história da cidade, como, por exemplo, a sua invasão pelos vikings, durante a qual foi queimada. Avançando muitos anos, já no século 19, a construção foi reformada pelos arquitetos Godde e Baltard, que foram responsáveis por adornar a igreja com belíssimos afrescos e pinturas.
Não vá embora sem antes passar em um dos dois mais icônicos cafés do seizième arrondissement: o Les Deux Magots e o Café de Flore, lugares muito frequentados por personalidades do mundo literário e artístico do século XX. De escritores, como Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, a pintores, como Pablo Picasso – todos vinham em busca de inspiração, tête-à-tête intelectual e, bien sûr, um bom e quente café.
Se caminhar 12 minutos para dentro da cidade a partir da margem, pode chegar ao Le Bon Marché Rive Gauche, a primeira loja de departamento do mundo. Foi inaugurada em 1852 e seus idealizadores tinham a expectativa de que fosse “um novo tipo de loja que emocionasse todos os sentidos”. Heureusement, eles estavam certos em seguir com a empreitada! O melhor da moda, beleza e da culinária você encontra por lá. Vale suspirar com as roupas e acessórios das marcas tipicamente francesas, como Christian Dior, Céline e Givenchy.
Notre Dame e Ile de la Cité
Avançando em nosso itinerário, chegamos a um dos monumentos mais visitados de toda a França: a Notre Dame! Infelizmente, desde 2019, a catedral está fechada para visitação e passa por uma restauração devido a um incêndio de grande amplitude que a destruiu parcialmente. Ainda assim, em 2022, é possível admirar de fora a sua imponente fachada gótica, com seus vitrais, torres e gárgulas.
Essa região é conhecida como Ile de la Cité, o assentamento mais antigo de Paris. Bem ao centro de Paris, com Châtelet ao norte e Saint-Germain-des-Prés ao sul, e próxima das margens do Sena, Ile de la Cité é o lugar perfeito para um piquenique à beira do rio durante as noites mágicas de verão.
E se você não resiste a uma livraria antiga, basta atravessar a Pont au Double e em 3 minutos estará na Shakespeare & Company, a pitoresca loja para amantes da literatura. O espaço, recheado de livros do chão ao teto, conserva a aura nostálgica típica de lugares que atravessam o século com consistência e charme. “Criei esta livraria como um homem escreveria um romance, construindo cada cômodo como um capítulo, e gosto que as pessoas abram a porta como abrem um livro, um livro que leva a um mundo mágico em sua imaginação.” — George Whitman, fundador da Shakespeare & Company.
Hôtel de Ville e bairro do Marais
Caminhando de volta por onde viemos, no sentido da Rue de la Cité, alcançaremos Hôtel de Ville e finalizaremos o nosso passeio no badalado e elegante bairro do Marais. Com um estilo totalmente diferente do gótico que acabamos de ver em Notre Dame, o prédio neo-renascentista Hôtel de Ville de Paris é a suntuosa sede da Câmara Municipal de Paris desde 1357. Se você não tiver tempo de visitar Versailles em sua visita à França, vai ficar feliz em saber que nesse local há uma réplica muito boa da famosa Galerie des Glaces (Galeria dos Espelhos).
Gastronomia
Na sequência, por mais que fiquemos tentadíssimas a dar um pulo no Centre Pompidou, no Marais, o nosso destino agora vai explorar outro sentido: o paladar! Desvie do museu e vá direto ao Homer Lobster, uma lanchonete especializada em lobster roll, que não são nada franceses, mas caíram nas graças dos parisienses mais descolados. O estabelecimento foi criado pelo francês Moïse Sfez, que, depois de experimentar um desses sanduíches em Nova York, decidiu importar o conceito na França. E foi um sucesso total! Um hit! Tanto é que já abriu filiais em Saint Tropez e Marseille. Vamos combinar: pão de brioche amanteigado com suculentos pedaços de lagosta temperada… Não há como ser ruim!
Moda vintage
E se você é do tipo fashionista, antes de encerrar o dia com um drink, não deixe de visitar uma das várias lojas vintage dos Marais! A nossa dica é a Come on Eileen, repleta de achados e relíquias de um passado não tão longínquo, com um je ne sais quoi que apenas em Paris você vai encontrar. Garimpe peças conservadas de marcas de luxo pela metade do preço e com a exclusividade que apenas o vintage pode lhe proporcionar. Quem sabe você não encontra a nova pièce de résistance do seu closet por lá? Incroyable!
E como já dizia Rick Blaine, no filme Casablanca: “Nós sempre teremos Paris”. Não se chateie se não der para explorar todos os cantos e encantos de uma só vez. O essencial é saborear as experiências no presente, com a certeza de voltar a Paris em breve… Muito em breve!
Et alors? Gostou do nosso roteiro especial de caminhada pelo rio Sena inspirado na fragrância Rivière Bleue? Conta nos comentários um lugar imperdível que você descobriu ou pretende descobrir em suas andanças pelo rio Sena!